Corolário

Todo mundo sente um pouco de tudo ao ouvir Frank Sinatra. Agora mesmo, enquanto apreciava um de seus álbuns durante a viagem pra casa, fui abordado por um breve pensamento do qual gostaria de partilhar;

Sabemos que as composições poéticas carregadas de uma alta concentração de sentimentos, não necessariamente dependem de autorização do consciente humano para alcançar a alma através dos nossos frágeis sentidos. Nem para, através deles, alterar nossa maneira de ser, ou no mínimo colaborar com futuras mudanças, sejam elas para o bem, ou para mal. Ninguém precisa saber inglês para elogiar uma bela música americana. Ninguém precisa conhecer a tradução para se emocionar. Ninguém reflete sobre o motivo pelo qual está emocionado. Pelo qual chora, sorri, desabafa ou dança. Os ouvintes normalmente escutam e absorvem a sintonia, é o que acontece, é o que importa.

É claro que essa situação traz consigo consequências, porém as consequências de engolir algumas músicas sem conhece-las são minúsculas, significam muito pouco. Maravilhas sonoras que encantam a audição são, talvez, as mais inocentes de todas as ações que nos afetam indiretamente. Isso porque as composições são apenas uma das centenas de coisas que invadem nossa psique e alteram nosso estado comportamental sem passar pelo firewall de segurança. Evidentemente há muito mais influências saltando as janelas dos sentidos, alcançando os quintais da mente sem encarar o filtro da razão, sem uma autoanálise. São coisas bem mais sérias que a playlist de viagem na rádio. As propagandas partidárias embutidas na educação e o marketing em forma de mensagem subliminar são alguns dos fatídicos exemplos.

Normalmente as pessoas não buscam conhecer o poderio das informações que flutuam no ambiente ao redor e não meditam muito sobre isso. Elas afirmam maturidade, afirmam estar acima das próprias sensações, vícios e instintos. A verdade é que há muito mais gente sendo guiada pelas tantas manipulações existentes no mundo, do que pelos frutos de suas próprias reflexões e decisões planejadas. Na sociedade moderna existem diversos critérios e princípios completamente errôneos gerados em “laboratório”, ideologias infundadas que atiçam as bases culturais, interferindo na opinião da maioria.

Parte do legado de um grande sábio está na sua racionalidade bem treinada, insistentemente colocada acima das emoções pessoais. Todos os ignorantes vivem do contrário, ou seja, com as emoções afloradas… acima da racionalidade. Infelizmente grande parte deles já estão há tanto tempo nesse delírio, que inverteram a ordem natural das coisas. Dessa forma, todos os dias, convencem a si mesmos que são donos da razão! E ironicamente fazem isso da forma mais emotiva possível…

Sejam bem-vindos a era dos mimados e ressentidos. A era onde os verbos ser, falar, agir e afirmar estão acima dos complicados: conhecer, entender e refletir e testar. Assim caminha a humanidade… Ai daqueles que discordarem! As vezes o melhor a se fazer é mergulhar nas composições e esquecer disso tudo. Confesso que é uma lástima saber que o álbum está chegando ao fim, precisarei encarar a sociedade novamente…

Um comentário em “Corolário

Adicione o seu

  1. Leo, finamente pude ler você com calma.
    Pois é, amigo…outro dia se falava no ser x ter…mas chegamos ao tempo em que a comunicação dá voz a todos em alguma medida.
    Aí é como se, de repente, conhecimento real virasse coisa obsoleta. Todo dia é uma avalanche de estórias e opiniões.
    Meu amigo, não é fácil viver em meio a tantos egos, ainda mais quando se exacerbam na palma da nossa mão (que bom que podemos desligar a tela ainda rs).
    Nossa missão é seguir na integridade para que alguns privilegiados do presente e da posteridade se guiem à luz da razão ( e da poesia 😉 ).
    Um grande abraço e traga sempre essas reflexões pra gente!

    Curtido por 1 pessoa

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: