Entre as sombras e sombrios

Olá pessoa,

Você já parou no tempo para observar o seu comportamento? Já se perguntou se está jogando bem? Em quem você tem confiando? Você é racional ou guiado por impulsos de momento ao tomar decisões? Como você se porta em um momento de tensão?

Julho, 2017

De certo tempo pra cá tem se tornando um hábito eu observar o comportamento das pessoas que me cerca, não com uma frieza demasiada, mas com um tom de compreensão e curiosidade, tenho notado alguns detalhes que gostaria de compartilhar aqui no Prosas e Café. Desde já queria agradecer a alguns de meus amigos que tem conversado comigo sobre esse tema nos últimos dias, pessoalmente ou via Facebook. Esse é um daqueles textos rápidos sem um grande aprofundamento nas ideias, a pretensão é abrir espaço para a discussão do assunto, talvez um dia eu revise e produza algo mais complexo e minimamente detalhado.

Então, minha primeira observação foi que as pessoas encaram tudo com um clima de disputa, desafio, como se vivêssemos para batalhar socialmente uns com os outros, poucos vão querer ver o seu sucesso, se você se sai bem em determinada atividade logo será visto como um opositor por alguns, uma peça do xadrez a ser vencida a qualquer custo. Espantem! Há pessoas que se enfurecem ou se entristecem pelo simples fato de outros sapiens terem um melhor desempenho que elas naquele meio social específico, na mente das tais, melhor seria se você vivesse em desgraça implorando de joelhos ajuda, e dizendo aos quatro cantos do mundo o quão excelente tal é, e o quão vil e fraco tu é. O que seria isso? Ego inflado? Idolatria pelo poder? E há muitos que vão além nessa sujeira, criam mecanismos de manipulação para se saírem bem, como se fossem parasitas sugadores de energia.

Preste bastante atenção nas pessoas que o cerca, quase sempre os humanos vivem de máscaras para enganar uns aos outros, e na primeira oportunidade passam a perna nos desavisados, lembre-se, poucos realmente querem ver tua felicidade, muitos, mesmo que inconscientemente anseiam fervorosamente tua ruína. Ouvimos que não é na alegria que conhecemos os sinceros, mas na tristeza, não deixa de ser verdade, mas do inverso também pode ser verídico, é na alegria que os opositores irão se manifestar, que a inveja irá se escancarar. Podem até querer que você esteja bem por um momento, mas jamais que esteja melhor que elas.

Você já assistiu a série de filmes o Poderoso Chefão? Nele podemos extrair ensinamentos para a vida toda, você deve ver esses três filmes nem que seja uma vez em toda tua vida. “La Famiglia Corleone” sustentava que jamais devemos deixar que as outras pessoas soubessem o que estamos pensando, pois iriam torcer para que tudo desse errado; Iriam tramar, e ainda ficariam desanimando e desmerecendo suas objeções. Geralmente eles jogam sujo, vivem em função da desgraça alheia, fique atento! Procure ficar quieto e falar apenas o necessário, nada que atrapalhe seus planos, feche mais um pouco a boca e tudo estará bem… Bem aventurado os tímidos, pois eles não entregam o jogo de graça para o oponente. Trabalhe técnicas de discrição, principalmente para aplicar em ambientes suspeitos e incertos; Ouça mais do que fala, Evite controvérsias desnecessárias, etc…

Não seja reativo, e jamais perca o controle da situação, se alguém lhe insultar mantenha o domínio próprio e o raciocínio claro. Uma das jogadas mais batidas e comuns que irão usar é tentar te desequilibrar e tirar vossa paz para ver até onde você vai.

Faça o que você quer fazer, sem procurar primordialmente agradar a opinião dos outros, mas esteja preparado para arcar com as consequências, desempenhe o seu melhor e isso já será um grande passo dado.

Muito cuidado para não se boicotar, seus rivais irão tentar pesar vossa consciência a qualquer custo, não caia nessas armadilhas bestas, jamais fique desanimado se alguém o ofende e diz que você não vai conseguir. Gerencie racionalmente seu tempo, e dê o seu melhor, quando você desanima e para, quem está sendo o prejudicado é você, cara, não desista de você, seja vossa melhor versão. Confie em seu potencial; E lembre-se que amigos nessa vida são poucos, não se faz amigos da noite pro dia, são laços fortes e duradouros construídos em um longo período de tempo. O ‘’Pouco me importa’’ e o ‘’FODA-SE’’ faz se regra necessária em seu cotidiano, você faz por você e está pouco se lixando para a oposição dos outros a partir de agora…

Preste muita atenção e observe.

 

“Todos os pensamentos verdadeiramente grandes são concebidos durante uma caminhada”

– Nietzsche

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: