Muitas águas vão rolar em Pindorama

Podemos contar com o porvir?

Poucas coisas na vida estão sob nosso controle, o tempo é uma das milhares de coisas que foge de nossa pequenez, no fim das contas, não temos controle nem sobre nós mesmos. E…. sabemos que agimos como se o amanhã fosse certo em existir, e pior, nos comportamos como se fossemos ter o total senhorio do amanhã… por esses e outros motivos que criamos ilusões da realidade, efeitos de real, no fim das contas não temos controle nem sobre o tempo presente, não aproveitamos o agora, não estamos com a mente, corpo e alma sentindo o agora. Não que o futuro seja menos importante, mas ele é incerto, e para assinar de vez sabemos que ele é construído por ações no tempo presente. Então sir, procure viver o atual momento que Deus lhe concede, mas não seja radical a ponto de não idealizar objetivos futuros, mesmo que incertos, tem uma grande chance de se concretizarem. Nós humanos, apesar da pequenez física perante a imensidão do universo somos capazes de fazer proezas que nenhuma outra espécie pode fazer, não existe supercomputador que se compare ao cérebro humano… deixando claro, para não perder o fio da meada, não creio que somos insignificantes, sustento que todos nós humanos possuímos a essência do Imago Dei: Imagem e Semelhança de um Deus insondável e perfeito.

Como mudar nossa realidade?

Não sei, cada caso é um caso, mas posso transpor o que tenho por certo acerca das mudanças… elas só são feitas quando suamos a blusa, quando acordamos cedo e quando levantamos após incontáveis vezes a vida nos colocar no chão. A ferocidade do guerreiro está em levantar sempre, nunca ser subjugado… A disciplina torna-se então componente essencial, o que faz nossos sonhos serem realizados… Sonhos sem disciplina são meros devaneios, lapsos elétricos de uma mente ociosa. Sonhos com disciplina é como os dedos de Mozart sobre o piano… O maior inimigo disso tudo é a procrastinação, que é fruto de preguiça e condicionamento patológico, uma fuga da dor do processo de busca do objetivo; tu fica aí adiando pra amanhã e nunca faz, como eu disse lá em cima, pare de contar com o que ainda não chegou e faça sua parte no agora. Você conhece seu limite? Conhece nada! Vá até aonde você aguentar e logo em seguida vá além do que você aguentou no dia anterior, é assim que nos elevamos como seres humanos. Não me coloco como um grande guru que tem uma vida perfeita e te dá a formula mágica, eu passo pelos meus dilemas pessoais e tenho dificuldades, mas repasso esse conhecimento que tive após algumas experiências traumáticas e reflexões cotidianas.

Você é uma pessoa humilde?

Muitos sequer sabem o que é a verdadeira humildade, que não é ficar bajulando os outros e se arrastando em uma humilhação desnecessária. Humildade é a virtude de reconhecer suas próprias fraquezas, mas não é só isso… humildade é quando você trata seu colega de trabalho da mesma forma de respeito que você trata seu patrão burguês. Eu não tenho uma sanha igualitarista de achar que todo mundo é nobre ou que honroso, tem muitos indivíduos grandiosos e muitos indivíduos sem ética alguma; Sir, a questão não é essa, não é sobre os outros, é tudo sobre você. Seja você sempre, não fique se transformando para bajular alguém ou para fingir algo que não é. Não seja outra pessoa além de você, derrube sua máscara, no entanto, SEJA TUA MELHOR VERSÃO.

ETHOS

No meio de tantas águas eu lembro de umas reflexões que tive acerca de algumas comunidades tradicionais que tive a oportunidade de conhecer. Eles não são como a maioria de nós, individualistas e egoístas que vivem apenas pensando no próprio umbigo e que se dane o resto… Eles não são como alguns que se ocupam somente em trabalhar 12 horas por dia para no final de semana se drogar no consumismo, comprando itens supérfluos que não duraram mais de 3 meses. Não carrego um ideal positivista de considerar que uma sociedade é mais evoluída que a outra somente pelo fator de produção material, desculpe-me, não sou materialista e por consequência não desejo também uma paraíso comunista na terra… Sobre eles, estão muito à frente de muitos de nós. Se esse sistema financeiro falir adivinha quem irá sobreviver em meio as condições naturais da terra? Nós? Que não sabemos sequer organizar um manejo de plantio de tubérculos e hortaliças? HAHAHAHAHA… Por isso sempre falo que é bom aprendermos a lidar com a roça, não é frescura ou idealismo hippie, mas porque devemos saber como garantir o essencial de nossa sobrevivência… Engraçado é que nem isso somos capazes de fazer, até nossos instintos pela guerra foram dopados pela existência de uma força terceirizada que nos protege, se hoje o sujeito falar que não anseia que o Estado sozinho possua os instrumentos de defesa, ele é visto com maus olhos até pela própria família. Vocês acham que o Estado serve aos interesses de quem?

 

Hoje nas grandes capitais existem massas de pessoas solitárias que sequer conhecem os vizinhos ou tem amigos com quem contar, é meio difícil aconselhar, mas se esse for o teu caso, sugiro que volte as raízes da humanidade, não é pegar em cinzas, mas manter a chama viva. O fogo que arde em neves sombrias. No fim das contas todos morremos, aproveite a finitude da existência aqui na terra, não desperdice essa oportunidade única.

 

Abraços

Silas Moreira

 

Um comentário em “Muitas águas vão rolar em Pindorama

Adicione o seu

  1. Legal, Moreira, amei! Sua postura é nobre e segura no que se propõe.
    O futuro deve ocupá-lo, mas não tomar seu tempo preocupando com ele.
    O futuro depende de um passado, chão firme, para um presente não ausente.
    Porque esperar o amanhã?
    Um dia não haverá mais o amanhã. Abraço!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: