Essencialidade da amizade

Amizade é essencial na vida do ser humano, quem disser que é feliz sem amigos é um farsante ou no mínimo um maluco. Mesmo em um mundo cada vez mais frio e consumista, a trancos e barrancos o ideal da amizade ainda permanece vivo no coração dos seres humanos. Até os piores homens tem ou tiveram amigos.

Mas e o colega, o que diferencia o colega do amigo?

Bem, o colega é aquele cara que você não conhece mas convive. É aquele que você considera mais não confia. É aquele em que você conversa mas não conta seus anseios. É uma cooperação ‘’ civilizada’’ com aqueles na qual queremos manter por perto, mas não tão perto assim. Salomão, rei e escritor bíblico dizia que os amigos são mais chegados do que irmãos, ou seja, valem quanto ou até mais do que iguais do nosso próprio sangue. Amigo é aquele filho de outra mãe que temos.

Vou falar pra vocês, tem momentos que passo por crises existenciais refletindo sobre quem é ou não meu amigo, quem é colega ou quem tá só de ‘’migué’’. Ter muitos por perto torna-se um peso, ter os necessários por perto é por natureza uma virtude. Vale mais qualidade do que quantidade, por isso nunca considerei aqueles populares de colégio que viviam rodeados de garotas fúteis e babas ovo.

O sentimento de afeto de uma verdadeira amizade é algo emocionalmente saudável, não estaríamos hoje aqui se não fosse por uma cooperação mútua baseada em laços de amizade ao decorrer de milhares de gerações. Amizade é um das melhores coisas de nossa existência. O homem só se desenvolve através de laços verdadeiros de amizade. Fazer amigos e mantê-los é um processo natural, não é algo metricamente programado como uma engrenagem mecânica de uma indústria.

Infelizmente não são todas as amizades que duram para a vida toda, e mesmo que não duram, isso não faz delas amizades falsas, mas sim amizades verdadeiras que com o tempo faleceram. É um processo inevitável, pois somos finitos e falhos. Mesmo assim devemos estar sempre preparados para novas amizades e reestruturação dos antigos laços. Porque amizades acabam? Não sei. Provável que as mudanças da vida ocasione o fim de muitos laços, estaremos continuamente amando aquela pessoa e desejando o bem dela, mas chega um determinado período em que a distância vai se construindo aos poucos; Infelizmente é assim que o mundo funciona. Agora isso não é pressuposto para justificar laços fracos e superficiais que se acabam na primeira briga ou mudança de rotina. Não quero ver nem pintado de ouro aqueles que findam laços por causa de um emprego ou início de relacionamento por exemplo, é uma fraqueza intolerável.

Como fazer amizades? É um processo natural, simplesmente frequente lugares e esteja socialmente aberto para conhecer novas pessoas. Simples e curto! Viva a vida real, você não vai arranjar amigos se ficar o dia todo jogando LOL no PC. A amizade surge com a convivência. Aproveite as pessoas que estão ao seu lado, ninguém aparece por acaso. O que mais me surpreende na humanidade?  Pessoas inteligentes justificando com argumentos seus condicionamentos simplistas sem razão alguma. Nunca transfira seus problemas para alheios, reconheça que tem coisas que você precisa endireitar. Se você não tem amigos, algum problema precisa ser corrigido.

Meus textos estão meio fracos ultimamente, estou naquela época de ‘’ crise inspiratória’’, mas brevemente voltarei na ativa.

E cuidado com as amizades condicionais, exigir demais qualidades especificas como se fosse uma entrevista de emprego HAHA.

Abraços!

 

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: