Como é que diz eu te amo?

Antes de começar…

Hoje o dia foi corrido! De manhã você estudou aquele livro clássico e fez um resumo considerável dessa obra, á tarde você teve por 5 horas uma aula sobre o colonialismo. Saindo da faculdade você resolve passar na academia para distrair um pouco com os colegas e exercitar os membros, ‘’Mens sana in corpore sano’’, pois não é bom trabalhar somente a mente. Depois de um leve treino de MMA, você finalmente chega em casa, lar doce lar, minha oficial propriedade privada… Chegando, você vai correndo diretamente para a cozinha e põe pra esquentar uma mistura de chá preto e erva mate á fogo baixo. Enquanto o chá é preparado você vai tomar aquele cotidiano banho. Você está sozinho em casa nessa situação quase hipotética…  Você decide se isso é Solidão ou Liberdade.

Liberdade, Liberdade... Liberdade dentro dos muros de Tróia, esse deve ser o lema basilar de todo o pensamento anteriormente descrito, pelo menos eu, gosto de seguir esse conceito.  A respeito do que vou escrever, quero dizer que sensação de completude deve existir em nosso ser, ao ponto de transbordarmos, não dependendo de ninguém além de Deus, para ser a fonte primária de nossa felicidade. Não querendo que, isso seja justificativa para o egoísmo que é outro erro comumente seguido por muitos, deixarei como promessa esse assunto para outro texto, quando um balão está muito cheio é porque ele está prestes a estourar. EGO X EGOÍSMO, vou até anotar aqui para não esquecer.

O que é amor?

Venho pensando nisso desde abril, não é fácil conceituar algo tão forte e extenso. Não venho aqui decifrar esse enigma, deixo para cada um de vocês, pela vivência, refletir sobre essas coisas e procurar achar uma resposta. Esse é um dos assuntos mais incompreendidos de todos, e um dos mais difíceis de tratar. Os filósofos buscam entender esse conceito e racionaliza-lo dentro de uma sistematização, os poetas usam como fonte essencial para escreverem arte, os malucos como fonte de sofrimento e caras como eu como princípio a ser seguido. Mas a resposta mesmo está nas crianças sobre o que é Amor. Sabemos que o amor existe, mas qual mesmo o seu significado? Amor é a emoção intensa que aflora sob nós? Amor é um sentimento? Uma emoção?  Estou trazendo mais dúvidas do que respostas, mas calma lá..

Deus é amor, diz o apóstolo João. E isso é algo muito considerável, e deve ser relembrado nesse texto. O que vai aumentar ainda mais o nosso desejo de saber o que é o amor, que está presente em todas as culturas.

Lewis falava do Amor-necessidade e Amor-Doação em sua obra: Os quatro amores.

Exemplificado que o amor necessidade é aquele que uma criança tem em relação a sua mãe, que é provedora de carinho, mantimento e proteção.

E que o amor Doação é aquele que leva um pai a trabalhar em uma mina de carvão para sustentar sua mulher e seus nove filhos.

Eu, de cara limpa, defino o amor como: O anseio de querer o bem de outra pessoa, e se possível for, procurar ser o meio de fornecimento desse bem. O amor, portanto não é um sentimento ou emoção, mas uma escolha.  Jesus ordenou como mandamento O AMOR, inclusive pelos nossos inimigos. Que tipo de sentimento ou emoção eu vou ter por alguém que faz oposição a mim? Nenhum, mas posso desejar toda a sorte de bem para essa pessoa, e se ela precisar tenho por obrigação ajuda-la, mesmo explodindo de raiva por dentro HAHA. Aconselho a todos, procurarem vencer o sentimento do ódio, pois atrapalha o nosso julgamento das coisas e vem a fazer mal para nós.

Alguns conceitualistas dividem o Amor em três tipos, apesar de não concordar com essa divisão que parte de uma conceituação diferente da que sustento. Mas reconheço que a sentimentalidade está dentro do amor, mas que não é o Amor propriamente dito.

Amor Fraternal: Família, Amigos, Colegas.

Amor Eros: Sentimento atrativo entre um homem e uma mulher, o amor romântico.

Amor Ágape: Deus pela humanidade, Jesus pela Igreja, Amor ao próximo.

Mas e a paixão?

Paixão é um sentimento, e pode está misturado e envolvido com o Amor a alguém. Pode se tornar algo benéfico para aquecer as relações, ou algo maléfico que nos domina e impede de enxergar algumas coisas. Sendo um sentimento, não considero interessante ignorá-lo. Devemos por um tempo encarar que estamos sentindo aquilo. Mas, provavelmente quando os níveis hormonais voltarem ao padrão, á paixão certamente vai passar. Arthur Schopenhauer considerava uma artimanha da natureza para conduzir um casal a reprodução, e assim perpetuar a espécie. Platão considerava uma doença mental. Discordo de Platão, nenhum sentimento deve ser considerado uma doença. A questão é: Paixão não é Amor.

Quando a paixão for embora, e você não sentir o sentimento e atração física imperando, você vai perceber o que estou tentando te dizer. Uma hora ou outra a paixão vai embora. Muitos se apaixonam pela beleza de alguém, e infelizmente ela também vai embora. E mesmo que não for embora por tão cedo, você pode chegar a conviver com uma pessoa ignorante, chata, mau caráter e presunçosa. Está com alguém pela beleza realmente vale a pena?

Se apaixone por pessoas, não ignore seus sentimentos. Mas reconheça que um dia esse sentimento vai diminuir, ou vai embora. E é nessa hora que vamos saber quem é quem.

AME!!!

3 comentários em “Como é que diz eu te amo?

Adicione o seu

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: