O sentido do sentir.

 

f824b345743edddd41ac6925e2fb8e31.jpg

Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está ligada.

Luís de Camões

Dizem bocas que sempre devemos refletir sobre os acontecimentos da vida. Devemos procurar encontrar uma razão, um sentido, para determinados tipos de situações. Eu considero a autoanalise algo interessante e uma das mais perigosas coisas. Estarmos perante uma bela vista, ou até mesmo se recolher entre uma floresta para começar a pensar sobre algumas questões, sobre o AMOR, sobre a FELICIDADE, sobre a REALIDADE, a lista de tópicos é vasta, o que dá o tom de graça na coisa é que é igual ser bom tocador de viola, não tem fim. Conheça a si mesmo já aconselhava os gregos antigos. Ao ter o conhecimento próprio sabemos a raiz de nossas fraquezas, e a fonte que emana nossas virtudes, o que precisamos desenvolver em nosso ser para sermos seres humanos melhores, o que precisamos retirar de nossas vidas mesmo que seja difícil desgarrar daquele mau costume que não vem trazer nada de edificante nem para nós, nem para os outros.  Então, é interessante ter um conhecimento bastante apurado de seu maior inimigo, aquele que está dentro de sua mente 24 horas por dia, que dorme contigo, que te vê no espelho, que sofre contigo: Você mesmo. Conversando como de costume com um de meus amigos, recebo um curto vídeo bem elaborado, contando acerca da Filososfia Epurista, esse filósofo em especial me fascina bastante, apesar de eu não concordar por completo com suas ideias. Ele basicamente teve uma concepção de realidade dos caminhos da vida bastante diferente de outros filósofos gregos. ‘’Liberdade, Amigos e Reflexão‘’ três ingredientes para uma vida feliz segundo Epicuro, não alegre, mas FELIZ. Eu gosto bastante de falar sobre Filosofia, em outra ocasião irei fazer um texto mais detalhado sobre os ensinamentos de Epicuro, se não que não já fiz.

Milênios mais tarde o psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria que eu defendo e propago para meus amigos e colegas da área das Ciências Humanas, a teoria das inteligências múltiplas, queria destacar duas que ela mesmo que não tendo como objetivo inicial, diretamente se entrelaça com a autorreflexão que temos em nosso cotidiano ou até mesmo naqueles momentos que a melancolia toma posse de nossos pensamentos lá em vez em nunca, melancolia essa que muitos poetas desejavam ter lá no século XIX se não me engano, a data foi uma aposta de consciência, não sei qual época é. Ah século XIX meu amorzinho HAHAHA.

 

A inteligência intrapessoal:

A capacidade complexa de se autoconhecer, como eu disse no início, é algo que é necessário em nossas vidas para alcançarmos algumas conquistas em nossa consciência. O domínio sobre si mesmo, a capacidade se modelar quando for preciso. O controle quase pleno sobre o consciente. Se autoconhecer é uma das tarefas mais difíceis, pois segundo um dos escritores desse blog, nossa mente é especialista em criar ficções em nossas analises particulares, sinceramente, isso é um grande fato indiscutível.

A inteligência existencial:

Essa vertente não foi muito estudada, e necessita de mais evidências acerca.  Eu creio que a mente humana é como o barro que pode ser moldado, e assim desenvolve-se, creio que alguns nascem superdotados em inteligência, ou melhor, inteligências, e já outros desenvolvem ao decorrer desse curto período de sobrevivência na terra. Todos nós temos o potencial para avançar nessa caminhada que é o saber, pois todos nós somos HOMO SAPIENS, portanto, dotado de um cérebro altamente desenvolvido. Abrange a capacidade de refletir sobre as questões existenciais da vida e a reflexão sobre todas as coisas. Temos os filósofos como exemplo claro de domínio sobre essa área da sapiência.

Nos últimos anos, aprendi bastante a me conhecer ou pelo menos a tentar me conhecer, tenho a obrigação de me conhecer muito bem, se eu não fosse tão ligado pela História e Filosofia certamente iria fazer o curso de Psicologia. Pensando esses dias descobri que a gênese da alegria e bem estar de consciência é não é em essência dependente de outras pessoas. Não que somos seres isolados e sozinhos, mas que a alegria deve partir em base primária incialmente de nós mesmos.

 

E por falar em sentimentos…

A manifestação do sentimento é algo muito sublime, uma arte, aquela que Camões eternizou em seus poemas, que Renato retratou em suas canções, aquela que é inexplicável. Algo tão belo e peculiar que a Lógica não pode explicar, não porque é proibida, mas porque não é digna de entender algo tão intenso e único. Quão belo é você dizer que ama uma pessoa, e acima de tudo, vivenciar esse amor. Até parece que estamos dentro de um roteiro romântico. Andando por aí, você vai e segura e entrelaça os dedos sobre a mão de garota, entrelaçando os dedos sobre os dedos dela, e a convida para reclinar o rosto sobre o ombro seu, as mãos começam a soar, você olha diretamente nos belos olhos da moça, assim conclui a beleza com um belo beijo.  Belo né? Mas há todo um complexo anterior para isso chegar a acontecer, e se inicia no momento que conhecemos a garota e desejamos construir algo além com ela, desejamos que esteja em um lugar bastante especial e único em nosso coração.  Levando também para outras áreas da vida, na Amizade, se inicia quando confiamos que aquela pessoa realmente é nossa amiga, e permitimos que ela entre em nosso circulo de convívio social, falamos de nossos medos e anseios, e estamos dispostos sempre á conviver e trocar experiências com essa pessoa. Amores reais e amizades leais ainda existem! Nunca acabam, é algo eterno.

 

Papel-de-parede-de-amor-de-chuva-Cuadros-moderna-da-lona-pintura-de-parede-para-sala.jpg_640x640.jpg

(…) Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como, e dói não sei porquê.

Luís de Camões

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: