Corvo e a escrivaninha

Por que será que um corvo se parece com uma escrivaninha? Confesso que quando assisti o filme: Alice no país das maravilhas, baseado no livro feito por Lewis Carroll, com o mesmo título, fiquei um pouco confuso com essa indagação do chapeleiro, parei e pensei, não será isso uma daquelas coisas sem sentido criadas pelo escritor para por confusão na cabeça dos leitores?

Simplesmente não consegui prestar mais atenção no filme, fiquei tentando desvendar esse enigma a todo custo. Não sei se o autor na qual o filme se baseou deu uma resposta sobre isso, mas creio que não deu, a obra de Carrol parece, só parece, ser algo sem fundo, um conto de fadas, mas… trás reflexões filosóficas a cada momento.
 [“Why is a raven like a writing-desk?”]

Chapeleiro: Alice, você sabe qual é a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?
Alice: Não, qual é?
Chapeleiro: Não faço a mínima ideia!

[Alice no País das Maravilhas]

Semelhança de Corvo e Escrivaninha? Que loucura é essa?  Cadê a lógica isso? Antes de continuar o texto pense em uma resposta lógica para esse enigma.

Bem, alguns de vocês pensaram, já outros não, pois a curiosidade falou mais alto, pois bem, minha opinião sobre isso é totalmente subjetiva, não me culpem se discordarem, se o próprio autor não esclareceu, quem sou eu, mero mortal para por um ponto final nesse enigma Hahahaha.

Sabe, isso é uma daquelas coisas que podem ter múltiplas interpretações e respostas.
Já me disseram que a semelhança era que ambos eram materiais orgânicos compostos de átomos, achei muito científica essa resposta, sem fundo filosófico não há graça digo eu.

Bem, já fiz tanto rodeios, mas vou dá o meu parecer sobre o enigma.

Quando Alice foi levada para o “país das maravilhas” pelo coelho, ela não sabia o porque de está lá, era uma menina confusa, e cheia de medos, era uma covarde e queria a qualquer custo voltar para o mundo dela. Ao contrário da Alice descrita pelos habitantes daquele mundo, que era uma Alice líder, corajosa, e disposta a enfrentar o mal. Isso acaba trazendo uma reflexão existencialista e sobre a personalidade descrita.

Qual a semelhança da Alice descrita pelos habitantes, e a Alice recém chegada?
N-E-N-H-U-M-A

Quando foi perguntado ao Oráculo, sobre a Alice, ele disse que a Alice que acabara de chegar não tinha nenhuma semelhança com a Alice “mítica”, que a atual Alice não se parecia nem um pouco com a outra Alice, os habitantes daquele lugar constantemente indagavam se realmente aquela menina era a Alice.

Quantas vezes você está diferente do que costumava ser?
A vida é feita de mudanças não é? As vezes mudanças boas ou ruins?
Qual a semelhança de você no estado de tristeza com o estado de felicidade?

Eis a minha interpretação sobre o Enigma, independente de tudo, da mudança de personalidade, do antagonismo, a Alice continuava sendo a Alice.

Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?
Em outras palavras o chapeleiro estava dizendo: Qual a semelhança entre você no Mito descrito, com você atualmente Alice?
Nenhuma!
Mas ambas continuavam sendo a Alice.

Quem está lendo pode ter ficado irritado comigo, ou não, ter achado que eu romantizei demais o paradoxo, ou dei muito foco a algo que poderia ser ignorado, no entanto, logo no início eu mandei você mesmo tentar resolver! Não me julgue, julgue o autor que deixou esse enigma sem solução definitiva, deixando-o a critério subjetivo.

image

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: